segunda-feira, 15 de abril de 2013

Enquanto Não Enxergamos


Às vezes me pego observando algo. Um frase, uma ação, um simples gesto. Perdemos a capacidade de olhar. De entender o que acontece ao nosso redor. Não conseguimos enxergar as pessoas que estão a nossa frente. Não somos capazes de perceber a dor ou a alegria de quem nos cerceia. O que dirá de quem nós mal conhecemos. 

Todos carregam dores e medos. Têm preocupações e carregam um passado. Muitos foram moldados no sofrimento. Outros estão sofrendo naquele exato momento. Mas não temos sensibilidade para enxergar isso. Voltados pra nós mesmos, pra dentro de nós o tempo todo, é impossível ver o que há fora. Cegados pelos nossos desejos, nossas vontades e necessidades, nos imergimos em um mundo egoísta, muitas vezes frívolo. 

A pessoa que senta ao seu lado no ônibus, seu colega de trabalho, seu irmão, sua esposa, seu marido, seus pais ou até aquele pedido de socorro na rede social, que logo você julga como carência. Por que o cara que fala tanto está calado hoje? Por que sua mãe está com os olhos vermelhos? Você ao menos olhou nos olhos dela? Por que ele não levanta mais da cama? Por a menina pede forças? 

Entramos em nossos quartos a noite. Agradecemos a Deus quando tudo está bem. Pedimos saúde, pedimos que resolva nossos problemas, pedimos que afasta o mal de nós. Mas o que pedimos para outras pessoas? O que fazemos para as outras pessoas? Quantas vezes Deus te ajudou usando alguém? O que você faz para ser o alguém usado por Deus para ajudar a outra pessoa? 

Estamos a andar cegamente. Caminhamos dentro de nós. Com os olhos voltados para si. Com nossos fones de ouvido. Com nossas músicas altas. Nossos livros. Nossos apostilas. Nossas redes sociais que mais nos afastam do que nos aproximam. Enquanto ao seu lado, há alguém chorando por dentro e precisando de força. Alguém, muitas vezes, perdido em um mundo onde não há mais espaço para o sofrimento, não há mais espaço para tristeza. Onde todos têm que parecer bem o tempo todo. Onde prevalece o "não chore", "não fique assim". Onde está o "estou ao seu lado amigo e compartilho sua dor, tenho fé que tudo vai ficar bem"? 

Peço a Deus para que Ele use esse texto para ajudar alguém que esteja passando por um momento de dificuldade. Saiba que, se sente que está só ou sem forças, Deus quis  me usar (um cara cheio de defeitos e pecados) para falar que sabe da tua dor e entende o seu sofrimento. Não perca  fé, independente do que aconteça. Ele te dará a força que precisa, mas você precisa estar pronto para ser forte. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário