quinta-feira, 11 de julho de 2013

Muralhas

A religiosidade é um muro que nos impede de enxergar a livre e espontânea doação do ser. É o que nos separa da compreensão do amor e da gratidão genuínas. São paredes que limitam o Deus que não conhece limites. 

Ame a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo e, desse forma, não haverá erro. Mas, para amar a Deus, é necessário conhecê-Lo e isso só é possível através do estudo constante de sua palavra e da oração que traz intimidade. Pois é impossível amar o que não se conhece. 

Olhe por cima do muro. Se desgarre da obrigação e se aprisione ao amor. Obedeça por compreender. Compreenda por buscar sabedoria. Tenha temor e não medo. Procure-O por gratidão e não só por necessidade. Mas saiba que precisa Dele a todo tempo. Não há erro no amor, no verdadeiro amor e não no sentimentalismo. O amor que se doa, que se abstém, que dá a vida por pessoas que não merecem, mas que precisam. Ame antes de falar de amor. Perdoe ao pedir perdão. Seja igreja antes de ir a igreja. 

Vivemos em um tempo de muitas ideias e poucos valores. Muitas frases de efeito e poucas ações arrebatadoras. São dias em que aqueles que se dizem cristãos se acomodaram em seus templos. Protegidos por suas bençãos, suas crenças, sua canções e sua adoração com dia a hora marcados semanalmente e que, as vezes, só acontecem ali. Não somos mais mortos por sermos cristãos, mas isso não quer dizer que temos que nos agarrar a nossa vida aqui como se ela fosse maior do que a vida que nos espera. Não temos que nos agarrar aos nossos templos e doutrinas como se eles fossem maior do que o amor de Deus. 

Há um mundo caído e os luzeiros desse mundo estão confinados em suas construções. Estão pedindo a Deus por mais e mais, dando muito pouco aos que precisam. Foram os religiosos que sempre ouviram as coisas mais duras de Jesus. Pois se fechavam em suas leis e em sua  "sabedoria" e, por isso, não reconheceram aquele a quem eles achavam estar esperando. Pare de procurar argumentos para defender sua igreja, busque a verdade e a verdade se defenderá sozinha. A verdade liberta o coração, a alma e a mente. Só a verdade derruba esse o muro que te separa da graça de Deus. 


sexta-feira, 5 de julho de 2013

Dias de Cinza

Existem momentos na vida em que se  der um passo, apenas um passo para qualquer direção, você muda completamente seu caminho. Meio termo. Uma fronteira que você não cruza e nem volta. Um espaço mínimo entre ser bom ou ruim, certo ou errado, ser tudo que pode ser ou ser nada. Uma escolha entre viver para morrer ou morrer para viver. Aquele segundo que vai fazer valer toda sua vida. São dias de cinza. 

Quando  se está assim, por mais que caminhe, não se chega a lugar algum. É uma estrada reta e sem fim. Não há vida, não há morte, felicidade ou tristeza. Não há luta e não há glória, derrota ou superação. Existe uma fé morna e uma descrença aparente daqueles que serão vomitados. Onde duas forças exercem pressão sobre você e você não faz força alguma. Se deixa a deriva como um barco a vela e sem leme. Sua zona de conforto, onde a responsabilidade do sim ou do não são incapazes de te encontrar. 

A vida se esvai e seu coração não encontrou pelo que morreria. Suas decisões não afetam nem mesmo a você. Trabalho, estudo, baladas, igreja, relacionamentos, família, Deus, entre outros. Divide um pouco de você em cada um, no momento em que achar interessante. Mas onde está aquilo que vale a sua vida? Onde está o que vale mais que todas as coisas? Qual é a razão do seu viver? Aquilo pelo qual faz tudo e que faz tudo fazer sentido?

Mais um dia esperando as coisas mudarem enquanto está parado. Mais um dia dormindo. Mais um dia reclamando do trabalho. Mais um dia rezando a Deus e vivendo para o mundo. Mais um dia querendo a verdade e mais um dia mentindo. Mais um dia querendo ir em frente e olhando para trás. Mas um dia querendo mudar e fazendo as mesmas coisas. Mais um dia amando seus amigos e odiando sua família. Mais um dia agradando estranhos e virando as costas aos seus amigos. Mais um dia buscando perdão das mesmas coisas que ainda faz. Mais um dia sentindo saudade e alimentando rancor. Mais um dia calando a voz que grita dentro de você. Mais um dia, menos um dia. 

São dias de cinza que consomem sua vida sem que você perceba. Semanas que não ficarão na memória. Meses que não mudarão vidas. Anos que passarão sem que os tenha vivido. Saia de onde está. Vá além. A vida só tem valor se você encontra algo a qual ela possa ser dada em troca. Se é Deus o que lhe dá sentindo, use sua vida pra dar sentido a isso. Não respire a superfície do que lhe é importante, vá a fundo. Se entregue. Desista e conquiste. Jesus é grande demais para que o tenha apenas em palavras. A vira é rara demais para ser vivida com coisas tão banais. Mude a cor to teu dia.