terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Do Que Morrem os Doentes



A misericórdia é um dom gratuito que Deus nos oferece, pois todos nós pecamos e estamos destituídos de Sua glória (Romanos 3, 23). No entanto, como devedores que têm sua enorme dívida perdoada, agarramos aqueles que nos devem pelo pescoço e os humilhamos em frente a todos. Arrancamos a bengala do manco e tiramos as vestes do leproso. Falamos dos pecados alheios, apenas por não ter nada melhor para falar. Expomos as vergonhas daqueles que um dia foram nossos irmãos de caminhada, apenas para expelir o fel que jorra de nossa própria hipocrisia. 

Na bíblia está escrito: “...a boca perversa, eu odeio” (Prov. 8:13). Deus nos ordena: “Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo.” (Lev. 19:16). Ele também diz: “...aprendem também a andar ociosas de casa em casa; e não só ociosas, mas também paroleiras e curiosas, falando o que não convém.” (I Tim. 5:13). E no Salmo 101:5, Deus diz: “Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, Eu o destruirei.” Deus é da opinião de  que pessoas tagarelas não O reconhecem, estando entregues aos seus pensamentos corrompidos. Ele equipara pessoas difamadoras com aqueles que não merecem confiança, como assassinos e aborrecedores de Deus: "Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem" (Romanos 1:30-32).


Ainda posso citar: "o homem perverso instiga a contenda, e o intrigante separa os maiores amigos" (Provérbios 16:28). "A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma. As palavras do mexeriqueiro são como doces bocados; elas descem ao íntimo do ventre" (Provérbios 18:7-8). "Quem é cuidadoso no que fala evita muito sofrimento" (Provérbios 21:23).


Uma igreja sem misericórdia é uma igreja onde não existe a Graça de Deus. A língua mata mais do que qualquer arma já feita pelo homem. Destrói a vontade das pessoas, tira a esperança e o desejo de evoluir. Enche um coração de medo. Faz o Espírito se entristecer. Mas é mais importante receber uns "likes" no facebook. É mais importante ter de quem rir na roda de amigos. É mais fácil do que examinar-se a si mesmo e ver o quão odioso e mesquinho é por dentro. 

Alguém que pretenda ser cristão, antes de tudo, resplandeça a misericórdia de Deus. Não aja com um abutre faminto em volta da carcaça. O coração deve medir mais que língua. As mãos que ajudam, devem alcançar mais que as palavras. Nem aqueles que negam a Cristo, merecem ser alvos de chacota por seus pecados, quanto mais os que querem mudar através Dele.  Triste e deprimente é ver um local de cura se transformar em lugar de condenação. Triste e deprimente é ver pessoas que deveriam levar a verdade, se deixarem levar por calúnias umas com as outras. Triste e deprimente é ver bocas que deviam pregar a compaixão, perdão e misericórdia, gritarem humilhação e vergonha sobre os outros. 

Saibamos que a língua que agora é juiz, responderá, um dia, pela desesperança e sofrimento dos que  procuraram força nas palavras dos que se dizem filhos de Deus. É disso que morrem os doentes.  




quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Ao Fim da Estrada

O remédio é a cura da doença ou sua consagração? Acaso, a dor é sintoma do mal ou o bem que grita para não morrer? O que padece é vítima daquilo que fez padecer. Se escuta mais tua voz do que a qualquer outra, é sinal de que o silêncio morre em demasiado barulho. A solidão é tão necessária quanto a companhia. Me diga o que é a alegria sem a tristeza? Onde quer deixar sua pegadas? Quais cicatrizes estarão em sua pele? Quais vozes vão morar em sua lembrança além da sua? Tudo é uma questão de cumplicidade. Um paradoxo tênue que a poucos é dado entender. É, de alguma forma, o mal o contrário do bem? As estrelas só brilham na escuridão da noite. Não quero chegar ao fim da vida e olhar para trás para poder ver as coisas boas que tive, quero olhar dentro de mim e perceber que me tornei bom, como deveria ser.