terça-feira, 15 de maio de 2012

Da Essência


A essência da criatividade vem de Deus, o mais criativo e inovador, inventor e renovador de todos os tempos. Aquele que é capaz de suscitar vida da morte, o tudo do nada. E que faz até do “nada”, ser algo.  

A capacidade de “criar” é característica herdada de nosso Criador, é o que atesta nossa origem.  Os dons de Deus são irrevogáveis. Portando, nada que façamos ou qualquer caminho que trilhemos nos fará perder esses dons. Quanta graça nos concede Aquele que, mesmo sabendo que podemos usar o seus  “presentes” para nos afastarmos Dele, ainda assim, não nos toma o que deu.

Por isso existem escritores, compositores, escultores, inventores e todo e qualquer tipo de artistas seculares que fazem obras espetaculares. Isso porque valorizam os dons que Deus lhes deu, mesmo não sabendo de onde tudo provém.  Partilham da gratuidade de uma herança concedida apenas aos homens. Mas e nós? Nós que sabemos de onde herdamos isso, o que estamos fazendo?

Nessa tarde isso me tocou o coração e “criei” esse texto. Tomou-me a alegria de entender que qualquer criatividade me faz parecer uma criança que olha o pai trabalhando e começa a imitar seus gestos. Mas alegria ainda maior me dá em pensar que o que “crio” é limitado. É um resultado do que vejo, do que vivo, do que leio. De tudo que é, mas simplesmente não seria se não fosse por Deus. Vejo então que não sou um criador como meu Pai. Mas que Ele meu deu criatividade para falar das coisas que sem Ele não seriam.

Onde estamos enterrando nossos dons? Onde estamos escondendo a criatividade que é herança do Ser mais criativo de todos. Criar agrada a Deus e faz parte da Sua essência, de outra forma, não teria nos criado. E nós, herdeiros dessa característica, o que estamos fazendo com nossa criatividade? Estamos usando só para as coisas do mundo? Estamos mudando alguma vida com ela? Estamos mudando a nossa vida? Estamos a enterrando em meio a tantos problemas? Estamos a sufocando ou a deixando respirar e ver a luz do dia?

Não tenha vergonha, não se intimide. Volte teu coração pra Deus e suscite seus dons. Faça falar a beleza das coisas que Deus criou, de forma que a pessoas ainda não se atentaram. Aqueles que são criativos devem ser vitrines para as obras do Criador.

Monte uma banda, escreva um texto, uma poesia. Faça um desenho, escreva uma música. Ponha a alma pra respirar. Olhe o que há ao seu redor. Veja a beleza das coisas, até, e principalmente, do sofrimento. Faça alguém se sentir melhor, consolado. Se sinta melhor ao “criar”. “Faça um pássaro de origami Àquele que lhe ensinou a dobrar o papel.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário