quarta-feira, 16 de maio de 2012

Entende?

Às vezes as pessoas veem o pecado como algo que atinge a Deus.  Repetem que, a cada vez que você peca, está colocando Jesus Cristo na cruz novamente. Não gosto e nem acho certo pensar assim.
Cristo suportou toda a dor e venceu a morte. Não está mais na cruz e nada que eu faça vai coloca-lo lá novamente. Pois sua promessa é única e seu sacrifício é definitivo. Porém, quando peco, desvalorizo completamente todo o seu sofrimento e, pior, seu amor. Tudo   que me foi dirigido gratuitamente. Um amor que não olha para o que eu faço ou quem eu sou. Não importa o quanto podre pelo pecado eu esteja ou todas as derrotas que vivi. Não se importa com todo fracasso em qualquer área da minha vida ou toda minha incapacidade de ser aceito pelas pessoas. Não me julga por toda maldade que há em mim, mas me perdoa na mesma proporção do meu arrependimento, da minha vontade de mudar.
Então me perguntam: Mas seu não atinjo a Deus, como fala na bíblia de sua tristeza pelo nosso pecado? E se Jesus morreu pelos nossos pecados, se eu continuo pecando ele continua a ter que morrer, não é assim?
A tristeza de Deus não se dá porque o nosso pecado O contamina ou O toca diretamente. Pois é Santo e o pecado não tem qualquer poder sobre Ele. Mas na condição de amor pela Sua criação, por cada homem e mulher, é fato que vê-los buscando pra si algo que os mata vai entristecê-Lo.  Esse é ponto principal da questão do pecado e chave para o entendimento de como sair dele, sua consequência. Deus não quer que pequemos por ser um ditador que resolveu de uma hora para outra que tais coisas eram ruins e outras eram boas. Mas Ele simplesmente sabe que tais coisas destruiriam a nós mesmos, por nos  afastar Dele que é vida, pois se não fosse, não poderíamos estar vivos. Então sabemos que Ele é vida, consequentemente o que nos afasta Dele é morte. Nos fez em um corpo perecível como semente para algo eterno. O que perece em nós é a carne e o que nos aproxima de Deus é o Espírito. O pecado é tudo que satisfaz a carne além das suas reais necessidades de sobrevivência. O Espírito é o que nos liga ao Criador. Não há como alimentar os dois, pois um enfraquece o outro por terem necessidades distintas.  Então não é uma questão de ofendê-lo, mas uma questão de respeitar sua sabedoria por mais que nossos atos pareçam inofensivos agora, colheremos os amargos frutos do que plantamos. O pecado não mata a Deus, mata a nós mesmos, algo que, por nos amar, Ele não quer.
Em relação a Cristo ter que morrer por causa dos meus pecados novamente, mesmo no sentido figurado, não faz sentido. Temo a tendência em dar ênfase ao sofrimento de Jesus para que as pessoas se sintam tocadas e não pequem com dó Cordeiro. Mas, como cordeiro, Ele foi levado ao matadouro sem gritar ou lutar. Não ficou na cruz lamentando e dizendo “como estou sofrendo Pai, será que Eles não enxergam isso?”, mas sim “Perdoa-os”. Se comover como o sofrimento de Jesus é algo que se espera de uma pessoa que tenha o mínimo de humanidade, agora entender o Seu gesto de amor é que é o grande feito. Foi o nosso pecado que colocou Jesus, que era inocente, na cruz. Mas o motivo de Ele ter se submetido a isso foi a nossa salvação. Não foi porque era obrigado e preso por nossas trangressões, foi por amor ao Pai e a Sua Criação. E isso já nos foi garantido em Seu precioso sangue. Estamos salvos e o pecado e a morte já não tem poder sobre nós, desde que não busquemos estas coisas. Não precisamos mais ganhar a salvação, Cristo já nos salvou definitivamente e não precisa ir pra cruz diariamente pra isso, temos apenas que não perdê-la.
A chave é entender o amor incondicional e capaz de suportar tantas coisas por nós. Não perdoamos a quem mente pra gente, ou nos faz o menor mal possível, quando nós mesmos fazemos isso várias vezes. Mas aquele Homem perdoou todos os que o mataram e o humilharam, o traíram e abandonaram. Assassinos, adúlteros, estupradores, pedófilos e todo tipo que de gente que você sente repulsa em, ao menos, imaginar. Desde que essas pessoas se arrependam do mal que exercem e queiram mudar. Mas essa mudança só se dá através do entendimento e da retribuição do amor gratuito do Pai. O arrependimento sincero se dá através da compreensão da dimensão de Deus e seu amor que ultrapassa qualquer entendimento. Aquele que entende, da maneira limitada que nos é concedido entender, vai doar a sua vida a isso, pois não haverá nada mais importante que viver esse amor e amar Aquele que o proporciona.
Por isso, não estamos mais no julgo da lei. Pois a lei será intrínseca ao nosso coração se amarmos ao Pai. Não deixaremos de pecar porque algo nos diz que é certo ou errado, mas sim porque amamos a presença do Pai e não queremos nos afastar Dele. Igual a um cara que passa a vida em farras e bebedeiras, fazendo o que lhe vier à cabeça, ao encontrar a mulher que lhe desperte o amor de verdade, passa a abdicar dessa vida para não se afastar da pessoa amada. Talvez ainda sinta vontade de pecar, de sair ou qualquer outra coisa, porque isso faz parte de sua história, mas dá mais valor à presença da pessoa amada do que às outras coisas. Passa não só se privar de prazeres egoístas, mas também agradar a quem ama. Daí, no âmbito de Deus, isso se transforma nas obras da fé e da caridade.
Gosto de usar o exemplo de pessoas que se amam verdadeiramente, pois é algo parecido. Apesar do amor de Deus ser realmente perfeito, diferentemente do que seria entre homem e mulher, não deixa de ser algo que se possa usar como exemplo por causa da postura que adotamos diante disso. Mesmo porque devemos nos apaixonar por Deus. Porque Sua igreja é Sua noiva e nós somos essa igreja.
Amar é uma escolha diária, não uma emoção. É um sentimento que deve permanecer racionalmente quando faltar a razão. Dificuldade e sofrimentos virão, o amor deve permanecer. O incômodo de não sentir a Deus em alguns momentos virá, o amor deve permanecer. Sua vida vai mudar, pessoas irão e virão, o amor deve permanecer. Deve-se escolher amar a Deus. Com uma convicção que não se abala, todo dia e incessantemente. Desligue a tv e vá adorar a Deus. Saia do Face e vá adorar a Deus. Adore a Deus em sua mente agora no seu trabalho. Tenha teu coração destruído por alguém ou algo e não esteja aguentando estar de pé hoje, agradeça a Deus e fale que não está conseguindo por suas forças e que precisa Dele para conseguir, louve-o. Saia desse blog e vá orar. Entenda o amor de Deus e retribua, não traia a Ele como você não trairia um amigo, uma namorada ou namorado, como não trairia a seus pais. E se você fosse capaz de trair a  essa gente toda, poucos seriam os que te perdoariam e, ainda assim, te amariam da mesma forma (se houver algum que o faça). E te falo que Deus não seria um desses, pois simplesmente nem lembraria que fez isso.  Só te amaria ainda mais por ver que se arrependeu e quer mudar sua vida.

Entende?


6 comentários:

  1. Nossa que texto!!!! Gostei muito, é a primeira vez que leio este blog e com certeza não será a última!! O que foi tratado neste texto é o que muitas gente precisa entender!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber que gostou Carla. Graças a Deus por isso. Peço a Ele que sirva pra edificar cada vez mais nossas vidas e de muitas outras pessoas; Fique com Deus e se sinta sempre muito bem vinda aqui.

      Excluir
  2. ótimo texto adan... como sempre seus textos mexem comigo, me fazem pensar... "O incômodo de não sentir a Deus em alguns momentos virá, o amor deve permanecer." esse trecho marcou... entende?

    ResponderExcluir
  3. Entendo perfeitamente Júlio. Às vezes nos afastamos de Deus e por isso não O sentimos, porque não o buscamos da maneira integral que poderiamos e deveriamos fazer. Mas, às vezes, Ele se faz "ausentar" para que nossa fé e nosso amor por Ele se confirmem nessa adversidade. Gosto de usar a analogia do pai que ensina o filho a andar segurando em sua mão, de vez em quando, ele irá soltar nossa mão para que nossas pernas se firmem e possamos caminhar por nossas forças. Assim poderemos escolher por onde andar, com a liberdade que só o verdadeiro amor é capaz de proporcionar. Então teremos por decidir se voltamos aos braços "Daquele que me fez andar" ou seguiremos outro rumo.
    Me sinto assim várias vezes, por minha culpa ou pela Graça de Deus. Então te entendo pefeitamente. Algo que me ajuda, é ler os salmos. Podemos ver que o salmista se sente assim por várias vezes, mas Deus nunca deixa de vir.Pense que seria fácil seguir e amar a Deus se, a todo momento, Ele estivesse lutando e agindo em nós. Até para o Seu Filho se "ausentou" na hora mais dificil, não por falta de amor, mas para que a escolha fosse de liberdade. Desse modo, pense que quando Deus deixa você sentir a falta Dele, é porque não transgride a sua liberdade de amá-lo ou não.

    Falei muito, rs. Desculpa.

    Agradeço de coração por sempre acompanhar e divulgar o blog. Peço a Deus que tudo isso sirva para a nossa salvação e que ele te abençoe sempre. Lembre-se que Deus é imutável, sempre está no mesmo lugar. Nós que somos andarilhos que mudam a cada dia. Então busque a Deus de todo coração, como tudo que pode e o achará.

    (Salmo 30, 5)

    ResponderExcluir
  4. falou muito? falou o suficiente, quase outra postagem do blog, rsrsrs.
    Então, suas palavras me ajudaram, às vezes me sinto assim meio distante do Pai e isso me incomoda, não gosto de ficar assim. E é nesse momento que eu o procuro com mais forças.
    E quem deve agradecer sou eu, obrigado pelos belíssimos textos que leio aqui, sempre me amadurecem de alguma forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só passo pra o papel. Não vêm de mim, com certeza. Fica com Deus e seja sempre bem vindo. (agora falei pouco, rs)

      Excluir